Como a maioria dos radioamadores no Brasil, o inicio de tudo e a faixa do cidadão mais conhecida como 11 metros. Aqui vou mostra um pouco da minha historia de radio, deis de PX8J3207, PU8DCQ, ate Classe B PW8WWW.
O primeiro contato com Radio foi mais ou menos aos 15 anos em 1995, quando eu trabalhava de ajudante do meu irmão nos viajava em uma BELINA em todo estado de SP vendendo Artesanato e tínhamos instalado um radio COBRA 22 Plus.
Obs, a foto acima não e do meu radio original foi pega na internet.
Logo em seguida consegui instalar uma antena base a conhecida 5/8 11 Junior que era o top das antenas 5/8, operei base algum tempo na minha cidade natal de Ribeirão Preto, onde Recebi Diploma de participante do grupo GAP Grupo Amigos do PX com o apelido de JNOTURNO nesta época eu não tinha indicativo. Apos um tempo tive que ir morar no estado de Rondônia do outro lado do Brasil, e fique afastado do radio por algum tempo.
Alguns anos depois em 1998 encontrei eu amigo que adorava 11 metros Florentino da cidade de Porto Valho-RO que tinha um radio LAFAYETTE 1800 para trocar.
Sem dinheiro para comprar decidir fazer uma proposta sobre oque eu tinha de mais valor no momento que era um celular de linha na época da antiga operadora AMERICEL hoje conhecida como Claro se não me engano, este famoso celular hoje conhecido como TIJOLÃO a bateria durava uma 5 horas só, mais na época valia mais que o radio.
Ai novamente tive que mudar de estado indo para cidade de Brasileia no estado do ACRE, chegando la sem conhecimento nem um de antena, não tinha internet para saber sobre antenas eu ouvi falar que 2mt e pouco para um lado e para outro se fazia uma antena, ai mão na obra feito um dipolo de fio e um pedaço de cabo coaxial e um conector coloquei em um bambu e toma fogo, e por incrível que pareça deu certo, fiz bastante contatos com o meu primeiro radio com banda lateral, pois ate o momento só conhecia AM, em um dos meus contatos foi justamente com meu amigo Florentino em Porto Velho, sendo uma façanha pois de Brasileia a Porto Velho em 11 Metros e Mosca Branca, mais estas coisas de propagação só Deus sabe.
Algum tempo depois conheci um Cargueiro Pesado da Cidade que ficou louco pelo meu radio e logo em seguida eu fiz rolo em 2 HTs VHT YAESU e um Arco de Flecha Profissional, passa o tempo e me afastei novamente do radio.
Em 2003 Retornei a Porto Velho, e como o RF tava Fervendo no sangue fui logo arrumando um jeito de comprar um radio, aqui nas lojas só encontrei um radio PX da Aquário de 40 Canais AM e não tinha antena fixa so móvel, mais qual era o me o meio de transporte? moto kkk uma Kansas 150 da Dafra ai novamente sem experiencia peguei uma antena B2070 Aquário e instalei no bau da moto e o radinho no painel funcionou perfeitamente altos contatos locais com caminhoneiros e alguns amigos que tem base fixa.
Mais como a moto chamava muito a atenção das pessoas decidi que era hora de tirar um indicativo, tudo certo agora eu era legalizado sobre o indicativo PX8J3207 móvel e fixo.
Conseguindo comprar uma antena Aquario 5/8 de onda instalei minha base novamente agora legalizado kkk.
Ai sim fiz vários amigos uns que já era radioamador e outro só PX o nosso amigo Jorge Bueno na época PX83135 CHEROKI, Amigo Lima Já era Radio amador e PX, e o PX8K1000 PW8DX, e o Santinho Chicão PW8FNS.
Ai o nosso amigo Lima me ensinou como fazer antenas princípios básicos oque e um acoplador, oque e um radio bom de banda corrida e a coisa foi caminhando, eu vi que tinha que sair dali dos 40 canais em AM, foi quando decidi pegar outro radio, e nosso amigo lima contribuiu novamente me vendendo minha primeira maquina.
ALAN 9001 faz 10 e 11 metros agora com um acoplador de antena e medidor de ROE, Mais ainda não estava satisfeito então falei que iria inovar comprei um lançamento na época era o único da cidade e talvez do estado kkkk
HANNOVER BR 9000 radio lindo bom áudio fui elogiado em minhas transmissões em varias parte do Brasil, mais faltava algo, precisava de uma antena melhor que minha 5/8 de onda, ai peguei uma ajuda novamente de nosso amigo Lima que adora fazer antena, juntei o material e mãos a obra, fiz a rainha das antenas.
Quadra cubica de 2 elementos Drive e Refletor, como a historia da quadra cubica diz ela foi feita para transmitir em baixa altitude ate em baixo de arvores para não ser detectada por aviões, então não liguei muito para altura deixando ela em um mastro de 5mt do chão, ai sim eu vi a diferencia da 5/8 de onda, os meu contatos passou de dentro do pais para DX fora do Brasil.
Ainda faltava alguma coisa! testando outras modalidades fis uma interface que ligava meu radio a um PC, fiz PSK, SSTV e outras modalidades, ai decidi dar um gás na trapzunga.
Acrescentei mais 200 wats. com uma Bota VOYAGER VB-777PLUS, 10 e 11 Mts. e oque tava bom ficou ainda melhor.
Poxa eu tava podendo kkkk, ai com o incentivo dos amigos Radioamadores principalmente o Lima PW8DX, decidi ir atras de fazer uma prova para Radioamador em 2010, ai foi difícil pois me orientarão a procurar a LABRE-RO, segui a orientação, e nada pois a LABRE de Rondônia ja estava em decadência e não tive nem um tipo de ajuda la, ai eu peguei no pé da ANATEL pois sabia que era a unica que poderia me ajudar, descobri que já fásia mais de 9 anos que não tinha prova para novos Radioamador, e com muito custo marcaram um dia para o prova, foram 3 pessoas só para fazer a prova, eu meu amigo Jorge Bueno e outro Amigo com o nome tambem de Jorge que eu ainda não conhecia, fizemos a prova para classe B ou C, fizemos a prova escrita tudo bem, ai veio CW kkkk e não teve jeito eu e o Jorge Bueno não Passamos em CW, ficando a sim com a Classe C eu PU8DCQ, e o Jorge Bueno PU8DEB.
Ai podemos conhecer outras bandas, aprender como um radioamador se comporta, esquecer a gírias, to falando de utras bandas kkk, conhecendo outros amigos radioamadores de outro estados e a sim vai.
Mais meu radio so ia 10 e 11 metros e agora? vamos conseguir um radio com outras bandas, tive que me desfazer do meu Hannover, do meu ALAN 9001, para que?
TS-140 Meu tanque de guerra, ai o buraco e mais embaixo, este radio trouce bons contatos.
Mais quando o RF Ferve na veia ai e pra acabar, precisei sair de ferias e fui fazer uma aventura de Porto Velho - RO a Santarem - PA pela famosa Transamazônica, qual meio de transporte? Uno Mile Ano 97, mais com uma estrada com esta fama e um carro veio eu precisava de um apoio a mais, um bom radio, eu não podia instalar meu Tanque de Guerra TS-140 no uno, não cabe e não da certo, ai precisei de outro radio, Qual?
Não liguem para a cor do radio nesta foto ela foi tirada em batalha na viagem com muita poeira lama e calor ele quebrou ate o botão, judiei dele mesmo, mais ele ta funcionando ate hoje.
YAESU 857D aguenta porrada, mais eu precisava de uma antena a sua altura, como eu já postei em outro artigo, tentei achar esta antena e consegui.
Antena TUNARÉ faz a faixa de 7.000Mhz a 50.000 Mhz, depois de reformada e claro.
Ok fiz a aventura fui e voltei falei muito nesta viagem como PU8DCQ.
Mais a sim que voltei descobri que iria ter prova para Radioamador novamente me escrevi, consegui passar em todas as provas de Radioamador e tirei o indicativo na classe B como PW8WWW.
Vou resumir em uma foto a minha humilde estação.
Um radio KENWOOD TS-140.
Um radio YAESU FT-857D
Um medidor de ROE e Potencia de 1.8Mhz a 200Mhz Cellwave KW320.
Um Antena Tuner YAESU AT-120
Uma Linear Multi Banda de 300Wats. VOYAGER VB-777MK2
Uma Fonte 30 amper ANTEC
Uma Mesa BEHRINGER UB-1002
Um Rotor DX Atena
Uma Fonte feita de 3 fonte de PC de amperagem Desconhecida que alimenta a Linear em Potencia Máxima.
Com estes equipamentos humilde eu levo a vida de radioamador, fezendo bons contatos e amigos em todas as bandas que me e permitido.
Espero que possa aprender e ensinar muitas coisas daqui para frente as pessoas que a sim como eu gosta deste Hob tao maravilhoso que e o Radioamadorismo de qualidade, e possa postar vários projetos e testes malucos realizado por mim, e passar os bons resultados conseguidos.
Um Forte abraço 73 a todos
PW8WWW.